quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Maratonas.

O ano de 2008 foi uma ano diferente na minha vida de “atleta” .

Foi em 2008 que eu ganhei coragem para fazer uma coisa com a qual eu já vinha sonhando há muitos anos, e para a qual me faltava coragem. Correr uma maratona.

Assim o fiz. Corri, não uma maratona, mas três.

Foi assim:

Barcelona – 02/Março/2008.

Foi a primeira. Foi um viver de emoções que jamais esquecerei. Terminei a prova com 4:48:00. Foi uma experiência que me marcou bastante pois a partir do momento (por volta dos 30 kms.) que eu senti que me era possível completar a maratona, eu simplesmente fui “saboreando” a corrida até ao fim. Quase diria que nem queria que ela terminasse tal era a emoção e a felicidade que eu sentia por estar a viver aquele momento. Posso dizer que vivi emoções que figuram no rol dos grandes momentos da minha vida.






















Porto - 26/Outubro/2008:

Aqui já fui mais confiante. Terminei com 4:32:00. Nesta corrida tive a oportunidade de conhecer o tal “muro”. Descuidei-me um pouco nos abastecimentos e quando acordei já era tarde. Por volta dos 28 kms. chegou o tal muro. Durante alguns kms. tive de sofrer para não desistir e caminhei bastantes vezes, o que é bem contra a minha natureza, mas teve de ser. De qualquer modo, gostei de encontrar esse muro pois tive a oportunidade de o conhecer, de conviver com ele, de lutar com ele e de o ter vencido. Apesar de tudo é impressionante a força que nos dá lutarmos contra o limite das nossas forças e conseguirmos ir em frente.














Lisboa – 07/Dezembro/2008

Em Lisboa, pouco mais de um mês depois do Porto, fui com calma, sempre num ritmo muito certo e acabei a prova com 4:33:00. Comparativamente com a prova do Porto posso dizer que sofri muito menos e que acabei praticamente com o mesmo tempo. Foi uma prova de que gostei muito, em que eu pensava que poderia fazer menos alguns minutos, o que não foi possível, pois maratona é maratona e não há milagres.
















Apesar de ter corrido estas 3 provas não sei se terei conquistado o estatuto de maratonista, pois há quem diga que para fazer mais que 4 horas numa maratona mais vale ficar em casa. De qualquer modo, maratonista ou não, fiquei a gostar de correr maratonas e irei continuar.


9 comentários:

  1. não importa o tempo realizado, não é para todos correr uma maratona, por isso eu acho que é um maratonista, ainda não cheguei a esse patamar, este ano se Deus quiser. abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo José Alberto
    sei que tem razão quando diz que há quem diga que para fazer mais que 4 horas (até já ouvi falar em 3h30)mais vale não correr a maratona.
    Também corri 2 maratonas em 2008, numa das quais tive o prazer da sua companhia durante largos quilómetros e fiz sempre mais que 4 horas, como o amigo José alberto, também não sei se ganhei o estatuto de maratonista mas tal como o amigo, que gostei de correr maratonas e que irei continuar é ponto assente.
    Espero que nalguma nos possamos reencontrar...
    Grande abraço,
    António Almeida

    ResponderEliminar
  3. José.. vim agradecer o seu add do meu blog, fiz o mesmo e obrigado pelo comentario

    ResponderEliminar
  4. Caro JOSE ALBERTO,nao ligue a certos comentarios.THEODORE ROOSEVELT,disse um dia "A COISA PIOR QUE HÁ NA VIDA,NÃO É NÃO TER CONSEGUIDO,É NUNCA SEQUER TER TENTADO".E um dos lemas da minha vida.

    ABRAÇO
    ArtuRodrigues

    ResponderEliminar
  5. Amigo José, agradeço pela visita e pelos elogios e quero dividir o prêmio que eu ganhei com vcs amigos que sempre estão na torcida por mim, muito obrigado.
    Também lhe parabenizo pela façanha do ano passado ter completado essas 3 maravilhas de maratonas é isso ae amigo.

    Um forte abraço e boas passadas.

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderEliminar
  6. Amigo José
    3 Maratonas num ano num ano é muito bom.
    Eu já não tenho grande motivação para isso, completei 4 à mais de 15 anos e agora tenho-me limitado a ver e a valorizar quem se atreve a fazer essa prova.
    Agora que já tem a experiência mínima é de continuar porque estão à sua espera muitas medalhas tão bonitas como as que já ganhou, não é pelo valor mas sim pelo simbolismo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Amigo José.
    Quanto aos que dizem que "é melhor ficar em casa" ... palavras para quê???
    Completar a maratona, independentemente do tempo realizado, é, para todo o corredor, um acto sublime, que eleva o espírito de qualquer um.
    Abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  8. José,
    Eu também andei algum tempo a ganhar coragem para correr uma maratona. Em 2008 fiz a do Porto e já me dei por satisfeito. Ao ver o seu feito de completar 3 num só ano fico rendido à sua determinação e vontade e dou-lhe os parabéns por ter conseguido.

    É um Maratonista? Claro que sim!

    um abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar
  9. Os meus parabéns pelas suas 3 maratonas concluidas,objectivo número um de qualquer corredor.Como as acabou,merece os meus parabens,pois é certamente um maratonista digno de valor,pois se fazer uma, já tem que se diga,concluir 3,ainda é um desafio maior.

    Eu a minha 3ª Maratona será precisamente em Barcelona,depois de ter feito a estreia em Paris (lindissima) e depois a do POrto.

    Amigo José Alberto, como é o percurso de Barcelona? Dificil?como é em termos de perfil ?
    Abraço e continuação desse entusiasmo nas muitas provas que o esperam.
    José Magro

    ResponderEliminar