sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O PASSADO PARA ENGANAR O FUTURO?


Por vezes temos de fugir do passado. Esse passado que, por motivos vários, persegue tanta gente e que leva muitas pessoas ao sofrimento e à depressão.

Outros casos há em que nos socorremos do passado para enfrentarmos com mais alegria o futuro. É certo que todos nós, mais dia menos dia, teremos de atravessar o “deserto da vida”. Nessa altura “dá geito” ter um passado que nos dê prazer recordar. Servirá para atenuar as dificuldades da travessia.

Construir o passado está nas mãos de cada um de nós. Se hoje, no presente, tivermos atitudes positivas, realizações, desafios, provas superadas, esse presente rápidamente se transformará em passado e ficará guardado num qualquer recanto da nossa memória para um dia, quando necessário, ser utilizado em nosso benefício.

Foi o que eu fiz no dia 15 de Novembro de 1992, Nesse dia, então presente, eu construí o passado. Passado esse que vou utilizar hoje.

De facto não podendo eu participar na meia-maratona da Nazaré, que se realiza no próximo domingo, fui ao baú das recordações e tirei de lá este diploma.

Agarradas a este diploma vieram muitas lembranças. Boas lembranças...

Essa foi a primeira vez que corri na Nazaré. Depois de 1992 ainda lá corri mais algumas vezes.

Lembro-me dos primeiros quilómetros em que dávamos uma volta à vila. Recordo-me, também, da súbida para Famalicão. E como era boa a descida de Famalicão.

E aquela recta da meta? Quando entrávamos na recta da meta e víamos o sítio, parecia que a meta era já ali. E a meta nunca mais chegava!

Passaram 18 anos e minha vontade de correr é a mesma. Assim o corpo o permita. Fica cá uma aposta (ou será antes um acto de fé?...). Nazaré 2011. Vou nessa.

3 comentários:

  1. Viva, José
    É bom recordar essa 1ª vez na Nazaré. Faço votos para que recupere depressa.
    Eu conto lá estar mais uma vez.
    Grande Abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  2. Olá José,
    O bem que faz recordar!
    Eu vou lá “estar” pela primeira vez, na Nazaré.
    Continuação de boa recuperação.
    Grande abraço
    Vítor

    ResponderEliminar
  3. José, precisamente para fazer, não tanto o passado de amanhã, mas o presente, que hoje ainda é futuro neste caso, eu vou à Nazaré! Vou!

    Porque quero ter esse (hoje ainda futuro) presente (Presente embrulhado a papel bonito, com laço, a esconder tesouros que descubro ao abri-lo e senti-lo) no domingo que será depois passado (para recordar)

    E vivo-o já hoje, domingo e depois. Momentos que adivinho BONS, que me fazem viver, e por isso vou! Abrir e viver o meu Presente. A correr a Meia da Nazaré. Como creio que o José compreende melhor o que digo que a maioria dos seres, e como este ano não vai lá estar, só lhe digo: 2011 (desde que não seja a 6 Novembro, que é dia da 8ª Maratona do Porto) eu lá estarei também e quero vê.lo lá!

    Mas antes disso conto encontrá-lo e correr ao seu lado ainda muitas vezes.

    Um beijinho e bom fim de semana

    Ana Pereira

    ResponderEliminar