terça-feira, 14 de abril de 2009

Trabalhar para o boneco (II).


Para que não andemos a treinar para o boneco, aqui vão mais alguns conselhos do Prof. Dr. Luís Horta (em Nutrição no Desporto).

“..Após um treino intenso, a síntese proteica é também intensificada. Se quisermos aumentar as massas musculares, que deveremos fazer para além de um treino específico? Deveremos ingerir, após o treino, uma refeição com uma quantidade acrescida de proteínas, mas só depois de preenchidas as reservas glucídicas, pois tudo leva a crer que a síntese proteica só acontece quando as reservas glucídicas estão satisfeitas. Este cuidado pode ser importante sobretudo em atletas de modalidades mais explosivas, como a luta, o halterofilismo, e os saltos, velocidade e lançamento no atletismo, entre outras.

Após o treino ou competições mais intensas uma das tarefas prioritárias da alimentação deverá ser evitar a infiltração gorda do fígado, que aparece quando existem baixos níveis de glucose sanguínea. A infiltração gorda do fígado diminui a capacidade do mesmo em armazenar glicogéneo. Podemos evitar essa infiltração através da ingestão de uma bebida glucídica logo após a competição..”

1 comentário:

  1. Amigo José

    Importantíssimos estes conceitos que todos os que correm devem ter em mente e por, vezes são esquecidos.
    Grande abraço.
    FA

    ResponderEliminar