terça-feira, 30 de junho de 2009

Você na TV.


No passado domingo desloquei-me ao Porto, para participar na Corrida das Festas da Cidade.

Foi a minha terceira “competição” este ano. Participei na meia-maratona Manuela Machado, em Viana do Castelo, em Janeiro, e também na maratona de Madrid em Abril. Poucas competições, dirão alguns, e é verdade. A verdade é que o treinar para provas mais longas tira-nos espaço e ritmo para participar em outras provas mais pequenas. No meu caso há ainda a “agravante” de eu ficar “viciado” nos treinos longos de 2 e 3 horas e depois custa-me trocar um treino de 20 ou 25 kms., em ritmo agradável, por uma corrida de 10 kms. São coisas diferentes.

De qualquer modo lá decidi participar nesta corrida, pois também é necessário imprimir um pouco de ritmo à minha corrida, o que sempre virá a dar geito em competições de distâncias maiores. Além do mais também sinto a falta de me envolver no meio sempre agradável e festivo das corridas e de encontrar alguns amigos que de outro modo não encontrarei.

Foi nesta perspectiva que me posicionei na linha de partida, tendo noção clara que não tinha ritmo competitivo, pois embora tenha continuado a treinar assíduamente, tenho-o feito em ritmos suaves, tipo treino para maratona.

Foi assim que fiz uma prova bastante agradável, tendo terminado no lugar 790º. com o tempo de 1:17:18 e tendo ficado com a clara sensação de que poderia, sem grande sacrifício, ter feito bem melhor. Mas certamente que terei feito o que o corpo e a cabeça me ditaram e se terminei com satisfação e alegria para quê pedir mais.

Ontem, no supermercado, um vizinho que costuma ver-me a correr, diz-me: “Você ontem parecia um atleta”. EU? Perguntei. “Sim, vi-o na televisão a correr na corrida das festas da cidade do Porto, parecia um campeão”. Dá sempre “geito”ouvir destas coisas. Obrigado vizinho.

2 comentários:

  1. José,

    Parabéns pela prova! Também lá estive e, apesar de um desempenho abaixo do que pretendia, também gostei muito.

    abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar
  2. Também por lá andei (corri).
    Até à próxima.

    ResponderEliminar