segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A caminho do Porto.


Ontem foi dia de mais um treino mais ou menos longo. Foram vinte e cinco kms que completei em 2 horas e 25 minutos.
Terá sido o último longo antes da maratona do Porto no próximo dia 8 de Novembro.

Em geito de balanço final desta preparação devo dizer que nem foi boa nem foi má. Foi a possível. Creio que terá ficado um pouco aquém do esperado. Em relação à preparação para as minhas anteriores maratonas anteriores fiz menos treinos verdadeiramente longos. Longos, como eu acho que o são, terei feito dois, um de 28 e outro de 30 kms. Tirando estes dois, completei mais uma série de treinos (uns oito ou dez) com distâncias entre os 22 e os 26 kms. Contráriamente à maior parte dos colegas da blogosfera não participei em muitas provas. Fi-lo só por uma vez, o que aconteceu na meia-maratona de S. João das Lampas, em 12 de Setembro.

Por uma questão de auto-confiança gostaria de ter feito mais uns 2 ou 3 treinos de 28/30 kms. Contudo, o tempo foi passando e não foi possível. É engraçado que quando nos propomos a iniciar a preparação para uma maratona achamos que 120 dias é muito tempo. E é, de facto. Mas, no fim, quando damos conta, vemos que afinal não foi e que ainda ficaram coisas por fazer.

Entretanto, já só faltam 12 dias para o grande dia. O importante, para mim, foi ter conseguido, até agora, manter a motivação e sentir que estou em condições de alinhar à partida. Sem grandes receios, é certo, mas também sem grandes ilusões quanto a tempos, mas esse não é o meu campeonato.

Até lá vamos desfrutando o prazer de correr.

7 comentários:

  1. Amigo José Alberto
    espero que no "outro" grande dia tudo tenho corrido pelo melhor, decerto que sim.
    Quanto ao nosso grande dia, mais um, aproxima-se a passos largos, também fiquei com a impressão que os dias de prepraração (no meu caso comecei a 4 de Agosto)correrma bem rápidos...
    No seu caso, pelo seu passado (maratonas corridas), pela preparação que sem a desejada ainda assim foi muito boa e pelo treino de ontem (distância e tempo) parecem-me muito bons indicadores para a maratona, desta vez estou cá com um pressentimento que daqui da blogosfera vão sair grandes maratonas.
    Continuação deste caminho belo até à Invicta, desfrute que o essencial foi feito, resta espear pelo grande dia...no final celebrar...porque como dizia um amigo daqui da blogosfera (acho que sabe quem é) é sempre uma Vitória terminar uma maratona.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. É assim José Alberto, que o primeiro objectivo seja terminar a prova e o tempo é sempre secundário. Pois só a alegria de fazer uma corrida dessa natureza, merece o tal esforco de 120 dias!

    Sucesso e um abraco.

    José Xavier - Holanda

    ResponderEliminar
  3. José Alberto,

    Curiosamente, ontem também fiz um treino de 25 Km, num ritmo ligeiramente mais rápido, mas que foi igualmente agradável e que me deu boas sensações para o grande dia.
    Espero que, daqui até lá, mantenha esse ânimo pois estou certo de que tudo correrá pelo melhor!

    abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar
  4. Olá José!
    A contagem está na fase decrescente. Espero que tudo decorra de acordo com as suas expectativas.
    Uma boa semana para si,
    Luís Mota

    ResponderEliminar
  5. Viva,

    Agora é só manter o ritmo para chegar em forma ao grande dia!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Faz-se o que se pode. Há que levar esta coisa da maratona com alguma calma. É preciso é que consigamos chegar ao fim em boas condições.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Olá José

    Espero que tudo corra bem até ao grande dia.

    Lá nos encontraremos.

    JCBrito

    ResponderEliminar