segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Goooooooooolo! Goooooolo!


Muitas vezes temos dúvidas e entramos em conflito. Foi o que me aconteceu na última semana, durante a qual não conseguia decidir se iria correr a meia maratona de Ovar, hoje, ou se faria um treino de 30 kms.,ontem. Tratava-se de decidir entre o coração e a razão. Recebi alguns conselhos, que muito agradeço.

Chegada a hora da verdade, aconteceu aquilo que, no fundo, eu desde sempre pevia que viesse a acontecer. Optei por fazer o longo de 30 kms.

Foi o triunfo da razão. Na maior parte das vezes as coisas são fáceis de decidir, basta ouvir o coração e decidir com a razão.

Se eu tivesse dúvidas quanto à utilidade deste treino rápidamente elas foram dissipadas. Senti, de facto, a necessidade destes treinos longos. Nesta preparação para a maratona do Porto tinha feitos vários treinos de cêrca de 24 kms. mas só por uma vez tinha ido além (28 kms).

Assim, fiz-me à estrada com o objectivo de fazer um treino de 30 kms. em 3 horas, que é mais ou menos o ritmo que eu pretendo impôr a maratona. Depois de uns minutos iniciais mais lentos, consegui ir correndo e avançando os quilómetros a uma média de 10km/hora, tendo passado à meia maratona com 2 horas e cinco minutos. Consegui manter um ritmo sempre na média dos 5:40/5:50 até cerca dos 28 kms, altura em que o meu rendimento baixou bastante, tendo terminado os dois últimos quilómetros em 6:19 e 6:10.

De qualquer modo fiquei satisfeito, pois terminei com 2 horas e 59 minutos, tendo, assim, cumprido o meu objectivo principal. Foi, assim, caso para gritar: Goooooooooolo! Gooooooooolo! Não foi uma vitória por oito a um, mas, claro, eu também não sou o SLB.

Àparte a questão do tempo, deu para chegar à conclusão que o abastecimentos que tenho vindo a fazer (isostar power gel) não me estão a cair muito bem, pois, talvez por serem muito concentrados e doces deixam-se um pouco enjoado depois da corrida. Talvez tenha de descobrir outras alternativas (aceitam-se a agradecem-se sugestões...).

Quando fazemos estes treinos longos e acabamos exaustos com 30 kms. ficamos sempre com a dúvida sobre quem nos vai fazer os outros 12 kms., mas isso é coisa para decidir no dia.

6 comentários:

  1. Excelente treino, parabéns. Se continuar nesse ritmo de treinos sem dúvidas estara bem preparado para a maratona. Bons treinos e boa semana.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Olá José Alberto!
    Quando li golo, sorri e pensei, foi correr!
    Ao ler o post vi que foi correr mas não a Meia Maratona de Ovar. Compreendo a escolha.
    Boa preparação para o Porto,
    Luís mota

    ResponderEliminar
  3. Olá José

    Obrigado pelo comentário no Entroncamentorunners.
    Quanto à sua opção, cada um sabe de si.Espero que a sua preparação para a Maratona continue a bom ritmo.
    Quanto à minha preparação para o Porto...ou melhor à falta dela, depois de Ovar, também pensei como é que vou correr mais 21kms.Embora o ritmo que vou utilizar na Maratona seja bem mais lento a coisa não vai ser fácil (um bom abastecimento tb é uma boa ajuda).
    O Objectivo no entanto será mesmo terminar e se for abaixo das 4 horas melhor.
    José espero encontra-lo no Porto para fazermos alguns kms juntos.

    ResponderEliminar
  4. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Bom dia José que ótimo treinão hein, parabéns, por coincidência ontem eu também fiz um longão de 30km...Desejo boa preparação para a maratona e quanto aos 12km e 195 restantes, relaxe amigo com certeza vc vai fazer uma boa preparação e vai conseguir terminar ela bem.
    Quanto ao Gel que vc utilizou eu lhe dou uma dica tenta trocar o gel, pois alguns anos atrás eu usava o exceed e achava bastante enjoativo também e troquei e passei utilizar mais o GU e me dei bem.

    Bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Ola Jose Bastos
    Grande treino esse,pena nao ter vindo a Ovar,sempre levava mais um prato,eh eh.Quanto ao gel,tenho utilizado o HIGH5,que vi na revista pro-teste e nunca tive problema nenhum.por isso se quiser experimentar e so avisar.
    Abraço e longos treinos
    ArtuRodrigues

    ResponderEliminar
  6. pois eu ainda não fiz nenhum longo. O mais longo que fiz foi a meia de Ovar. Ando a abusar da sorte, é o que é ...

    ResponderEliminar