quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O meu genro apanhou-me a olhar para o tecto.


Estava eu, disfarçadamente, a olhar para o tecto, pensando que ninguém me iria descobrir, quando, de repente, o meu genro entra pela cozinha dentro e me pergunta:

- O que está a fazer aqui sózinho, a olhar para o tecto?

Surpreso e atrapalhado, ainda tentei disfarçar mas não havia volta a dar. Fui mesmo apanhado e agora ia ter de dar uma explicação convincente.

Passo a explicar:

No passado fim de semana fui a Lisboa. Aproveitei o facto de a minha filha aí estar a viver e realizando-se nesse fim de semana a maratona de Lisboa, juntava o útil ao agradável. Visitava a família, enchendo o meu baú de afectos, ao mesmo tempo que aproveitava para fazer uma corrida.

Cheguei a pensar alinhar na maratona, mas cedo desisti da ideia, pois tendo corrido a maratona do Porto há um mês atrás, entendi que me era mais útil, nesta altura, optar pela meia-maratona.

Assim fiz. Cheguei no sábado e logo na parte de tarde aproveitei para levantar o dorsal, altura em que tive o prazer de encontrar o Joaquim Adelino, com quem tive alguns momentos de agradável conversa.

No domingo de manhã acordei bem cedo. Seriam umas 7 horas. Lá tomei o pequeno-almoço e fiquei à espera que as horas passassem, pois a partida para a minha prova seria só às 10:30. Como todo o mundo lá em casa ainda estava a dormir, lá fiquei eu, sentado na cozinha, ora olhando para o infinito, ora olhando para o tecto, fazendo contas de cabeça.

E fui aí que o meu genro, entrando, me faz a tal pergunta:

- O que está a fazer aqui sózinho, a olhar para o tecto?

Lá tive de lhe explicar que depois de tantos anos de corridas, depois de ter feito mais de 60 meias-maratonas, nem sempre é fácil encontrar motivação para sair de casa numa manhã fria de Outono para correr 21 kms. e lá tive de confessar:

- Estou a pensar se vou correr ou se continuo aqui a olhar para o tecto.

Escusado será dizer que pouco tempo depois já ía a caminho da partida.

Que dizer da prova? Foi mais uma! Não choveram estrêlas, o céu não mudou de côr, o vento não parou para eu passar, o rio não se abriu e os anjos não cantaram hossanas. O dia ficou “limitado” ao reencontro com alguns amigos, alguns com quem tive o prazer de falar pessoalmente, e outros com quem me cruzei durante a prova e com os quais existe uma empatia que nos leva a procurá-los no meio da multidão e a gritar “fôrça Luís”, “fôrça António”, “fôrça Joaquim”, “fôrça Fernando”, “fôrça José Magro”, “fôrça Vitor”, e fôrça para tanta mais gente.

Coisa pouca!? Talvez, para alguns. Não para mim. Acrescente-se ainda o enorme prazer que sinto em correr e o facto de encarar a prova sem compromissos especiais que não fôssem o prazer de correr e o chegar ao fim em boas condições e a combinação ficou completa.

Como se tal não chegasse tive ainda direito a fotógrafo de serviço (muito obrigado Isabel Almeida), que gentilmente captou a minha entrada “triunfal” na pista de tartan do Estádio 1º. de Maio.

É verdade, depois de tantos anos a correr nunca tinha terminado uma prova dentro de um estádio.

Quanto à prova em si, especialmente no que diz respeito à alteração do percurso, pessoalmente achei muito mais interessante. Se tivesse corrido os 42 kms. talvez a minha opinião fôsse outra. No meu caso, que gosto de subir, até que “gramei” aqueles quilómetros finais, tendo feito a segunda metade da prova em menos tempo do que a primeira.









José Alberto

8 comentários:

  1. Parabéns
    Mais uma meia maratona

    Existem mais duas provas que conheço a terminar dentro do estádio a corrida do 1º de Maio no mesmo estádio onde terminou esta maratona e a Corrida dos Sinos em Mafra também termina dentro do estádio municipal


    continuação de muitas e boas corridas

    J.Lopes

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Alberto
    Foi um enorme prazer revê-lo e muito agradável ouvir as suas palvras de apoio e incentivo.São como bem sabemos, muito agradáveis e motivadoras ,principalmente em provas mais complicadas e exigentes.
    Abraço
    José Magro

    ResponderEliminar
  3. Olá José
    que bom que não ficou a olhar para o tecto, parabéns por mais uma para a longa lista de meias que já correu.
    Foi um prazer rever o José e com o "bónus" de conhecer mais alguns elementos da família, todos muito simpáticos.
    A sua foto também está muito boa, mande-me o seu contacto para eu a enviar (no meu blog está o meu email).
    Achei curioso o facto de nunca ter terminado uma prova debtro de um estádio, cá por baixo há várias (1º de Maio, 3 Léguas do Nabão, GP Eirapedrense, Vendas Novas, Sinos, ...).
    Resto de boa semana.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olá José!
    Visitar a filha, que está distante, enche de alegria qualquer pai.
    Fez muito bem em não ficar a olhar para o tecto pois atletas como o José são fundamentais na festa da corrida.
    A alegria com que corre facilmente o identificada no meio do pelotão.
    Fico com pena de não ter estado consigo como estive com outros Amigos, mas gostei muito de o ver em prova.
    Votos de umas boas festas para si e para os seus familiares.
    Luís Mota

    ResponderEliminar
  5. Grande José

    Bonito texto (à José Alberto) com que dá outra cor à Corrida e a torna mais "profunda", mais cheia de humanidade.
    Mas aposto que preferiria estar na Maratona que na Meia. Foi isso que o fez ficar a olhar para o tecto.
    Grande abraço e continue a brindar-nos com a sua bonita escrita.
    FA

    ResponderEliminar
  6. Olá Jose!
    Parabéns por efectuar mais uma Meia para juntar há longa colecção que tem, um dia talvez eu lá chegarei!
    Ainda bem que não ficou por casa, pois foi um prazer o reencontro consigo e ter algumas trocas de palavras.
    Ate breve
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Normalmente olhar par ao tecto pouco nos traz...

    Achoq ue fez muito bem ir correr.

    Um beijinho

    Ana Pereira (há demasiado tempo a olhar par ao tecto...)

    ResponderEliminar
  8. Um feliz Natal recheado de paz. Boas entradas, um 2010 em grande. Bom Carnaval e uma Páscoa feliz. Um óptimo 25 de Abril, 1º de Maio, Dia do Pai e da Mãe. Goza bem o S. João, Santo António e todos os santos populares. Feliz aniversário e excelentes férias. Pronto, tá tudo despachado até 2011! E não te esqueças de ser feliz!

    ResponderEliminar