sábado, 23 de janeiro de 2010

Já ganhei!


Depois de alguns receios quanto à origem das dores no meu joelho direito e de ter feito a TAC, parece que o problema é mesmo a síndrome do trato íliotibial.

A TAC revelou que os meniscos estão em bom estado, assim como os ligamentos do joelho. Fiquei a saber que tenho um problema no ligamento cruzado anterior (ligamento de muita fina espessura, talvez devido a lesão muita antiga com ruptura de parte das suas fibras ou de natureza constitucional). Não será esta a causa da lesão mas terá contribuído.

Posto isto, fiquei mais confiante e iniciei uma nova fase de tratamentos de fisioterapia. Uma nova clínica, um novo fisioterapeuta e novos métodos. E descanso. O certo é que já me estou a sentir bastante melhor e estou confiante que dentro de pouco tempo (uma semana ?) talvez possa voltar a correr.

Entretanto, quiz o destino (?) que os meus tratamentos sejam feitos numa clínica de reabilitação física. O primeiro dia foi de choque. É que os meus colegas de “treino” são maioritáriamente pessoas que estão a recuperar de problemas profundos (AVC’s e outros do género).

Passado que foi o choque inicial, acho que já ganhei muito com esta minha lesão. Deu-me a oportunidade de conviver com a outra face da vida. A vida das pessoas que lutam desesperadamente pela recuperação de faculdades perdidas e para as quais qualquer pequeno passo já é uma enorme vitória.

Enquanto ali estou sou “forçado” a meditar na fragilidade da vida humana e agradeço ao destino ter-me dado esta oportunidade de me tornar mais humano e mais sensível à dor alheia.

Por isso, só posso dizer:

- Já ganhei!

5 comentários:

  1. Oi José,
    Sou iniciante no mundo das corridas e passei aqui pra te prestigiar. Criei um blog pra mim e gostaria muito que vc desse uma passadinha por lá tb: www.correndoemagrecendo.blogspot.com
    Boas melhoras pra vc.
    Abs,
    Daniela

    ResponderEliminar
  2. Olá José!
    Fico contente em saber que foi identificado o problema e que está a recuperar bem.
    Votos de uma boa recuperação e de um breve regresso.
    Já ganhou e um grande prémio!
    Votos de boa recuperação para os seus companheiros de reabilitação.
    Luís Mota

    ResponderEliminar
  3. José,
    Há cerca de um ano também frequentei o serviço de fisioterapia de um hospital e dei-me conta dessa mesma situação: pessoas a lutar para conseguir manter-se de pé ou dar um minusculo passo. É, realmente, muito marcante olhar para o que passam essas pessoas e pensarmos na sorte que temos em poder correr!

    abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar
  4. senti isso uma vez que fui ao hospital e me colocaram uma pulseira verde. Fui-me embora ...

    ResponderEliminar