terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O pai Natal é mau?!


Pai natal irá trazer
Brinquedinhos para nós,
Para a Zeca uma boneca,
Para o Chico um “apico”,
Uma bola de saltar
É o que quer o Baltazar
.

Para mim trouxe-me esta prenda.

Na verdade não sei bem se foi o Pai Natal que me trouxe esta prenda ou se fui eu que já a estava a pedir. O certo é que ela me chegou a casa e aqui ficou.

Tudo começou na por volta do dia 10 de Dezembro, na semana seguinte a eu ter corrido a meia-maratona em Lisboa. Num pequeno treino matinal senti uma ligeira dor no joelho. Não dei muita importância. No dia seguinte a dor voltou, e mais forte. Tive de parar, pois era impeditiva de correr. Vi logo que não estava ali coisa boa.

Fui ao fisioterapeuta, que não teve dificuldade em dianosticar a lesão (síndrome do trato ílio tibial. Não conhecia esta lesão, mas logo fui pesquisar na internet e fiquei completamente esclarecido, pois dizem ser a lesão característica dos corredores e dos ciclistas. Dizem que são precisas cêrca de 6 semanas para recuperação total. Pelo andamento estou a ver que a coisa não vai ficar por menos.

Tenho andado em tratamento e depois de 3 semanas sem correr já tenho o meu “plano de teinos” para as 2 próximas semanas. É o seguinte:

“Amanhã vai correr 20 minutos. Passados dois dias corre 25 minutos. Depois vai correndo dia sim, dia não, aumentando 5 minutos de cada vez que corra.”

Quer isto dizer que, se a coisa evoluir favorávelmente, dentro de 2 semanas irei fazer um treino de 55 minutos. Assim o espero. Caso contrário é porque a “coisa” será mais grave e terei de procurar outras causas, que não o “overuse” para esta lesão.

Maratona de Paris a arder? Faltam 3 mêses, vamos a ver.

5 comentários:

  1. FORÇA BASTOS,NAO VAI SER UMA "LESAOZITA"QUE TE VAI IMPEDIR DE IR A PARIS,ERA O QUE FALTAVA.
    EU E O JOAO VAMOS DE PRECISAR DE COMPANHIA NOS TREINOS LONGOS,EH EH.
    ABRAÇO E BOA RECUPERAÇAO
    ArtuRodrigues

    ResponderEliminar
  2. Olá José!
    As lesões aparecem quando menos se espera.
    Apesar de não ser fisioterapeuta prescrevia umas boas caminhadas, para recuperar com pouco impacto e na corrida evitaria o terreno acidentado. Tudo com trabalho de flexibilidade e massagem desportiva.
    Espero que recupere bem e que a 11 de Abril tudo corra de acordo com o desejado.
    Um bom ano para si,
    Luís mota

    ResponderEliminar
  3. Olá Jose,
    Eu infelizmente já tive essa lesão, foi muito doloroso eu bem queria correr mas o joelho não deixava estive praticamente 1 mês parado em fisioterapia. O necessário e não ter pressa de recomeçar, foi isso que eu tive mais dificuldade! Eu queria era correr!!
    Tenha uma boa recuperação. Até lá, muita paciência, que volte o mais breve possível.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  4. Os melhores guerreiros vencem sempre as suas batalhas, mesmo que elas ás vezes se tornem num osso bastante duro de vencer.
    Confiança e ânimo é do que precisa, correr num bom tapete de relva ajuda bastante.
    Até breve, sem parar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. José,

    O meu conselho é que recupere bem fazendo exactamente aquilo que o fisioterapeuta lhe recomendar. Pior do que ter uma lesão é ter uma recaída de uma lesão mal curada!

    abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar