sábado, 30 de janeiro de 2010

O que é que matou o gato?


Estava eu a pensar num título que se adequasse a este post, quando achei que “a ansiedade matou o gato” estaria perfeito.

Pensava estar resolvido o problema, quando dei por mim a pensar se tinha sido a ansiedade ou a curiosidade que mataram a gato. E, pensando bem, acho que o ditado verdadeiro é “a curiosidade matou o gato”. Problema para mim pois assim o ditado já não serve para o fim em vista.

Também fiquei curioso de saber da origem deste ditado. Voltas e mais voltas à cabeça e depois de muitas pesquisas cheguei à seguinte conclusão. Os gatos, vadios que são, andam muito pelas estradas, logo vêem muitos carros a passar, logo acham que os carros andam muito rápido, logo querem sabem a que velocidade vão (ficam curiosos).
Como não têm melhor maneira de o saber atiram-se à estrada e vão contra os carros para, sofrendo o impacto, ficarem a saber se os carros vão depressa ou devagar. Daí “a curiosidade matou o gato”.

Acho que faz algum (nem que seja pouco) sentido. E isto porque nunca vi nenhum gato ansioso e curioso... sei lá.

Gosto muito de gatos, de cães... é só uma brincadeira.

E vem toda esta “conversa de treta” a respeito da minha recuperação. De facto a ansiedade mata qualquer recuperação que se deseje válida e permanente. Tudo tem o seu tempo e não adianta querer ultrapassar etapas. Quando estamos lesionados temos de saber recuperar lentamente, pois independentemente dos tratamentos há um remédio que só se pode tomar um pouco de cada vez. Chama-se tempo.

È o que eu tenho tentado fazer, aceitar tudo com tranquilidade (olá Paulo Bento) e ir subindo um degrau de cada vez. E parece que assim a recuperação vai resultar. Ontem corri 20 minutos, hoje vou andar 30 minutos de bicicleta e amanhã vou correr 30 minutos. Lentamente. Diz-me o fisioterapeuta para ir aumentando o tempo de corrida, mas não a intensidade e assim o farei.

José Alberto

2 comentários:

  1. Olá José

    E gato escaldado de água fria tem medo.

    Pois...isto a propósito de quê? Olhe, de gatos, de curiosidade, ansiedade. Podemos acrescentar que o José tem mesmo é de ter juízo e fazer tudo direitinho, para recuperar da melhor maneira, e não retroceder na recuperação.

    Um beijinho e bons treinos ajuizados, para melhorar bem (mesmo que não seja depressa, já que todos sabemos que bem e depressa não há!

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  2. Olá Jose,
    Que a recuperação lhe corra da melhor forma, sem pressas, dar tempo ao tempo.
    Bom domingo e boa semana.
    Grande abraço
    Vitor Veloso

    ResponderEliminar